fbpx

Bem Vindo - Estamos constantemente atualizando o site especialmente para você

Visão

Ezequiel 40:47;

Busca pelas Almas

Da mesma forma como eu fui resgatada, deveria estender minhas mãos para todos quantos pudesse alcançar, a fim de trazê-los para um terreno seguro.

A visão da Igreja do Evangelho Quadrangular é apresentar Jesus Cristo, o filho de Deus, como o Salvador, o Batizador com o Espírito Santo, o Médico dos médicos e o Rei que há de vir. Desde a fundação da igreja, em 1923, essa visão foi praticada por meio da evangelização e do estabelecimento de assembléias locais nos EUA e no exterior. Por conta disso, deu-se início a consolidação e a formação de líderes em todos os níveis da vida cristã, em colaboração com outros membros do corpo de Cristo para aprendizagem e conhecimento bíblico, a fim de que seja vivido o mandamento bíblico de sermos “sal” da Terra e “luz” do mundo.

DENOMINAÇÃO

Quadrangular é um termo bíblico usado para o Tabernáculo, no livro de Êxodo; para o Templo do Senhor, em Ezequiel 40:47; e para o Céu, no livro de Apocalipse. O termo “Evangelho Quadrangular” foi dado à fundadora Aimée Semple McPherson em inspiração pelo avivamento, durante uma campanha evangelística em Oakland, Califórnia, no ano de 1922. “Evangelho Quadrangular” representa aquilo que é igualmente equilibrado por todos os lados, estabelecido e resistente. Tal confiança no poder do evangelho é expressa em Hebreus 13:8, o que é apresentado nas igrejas quadrangulares como “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente”.

O termo ainda representa os 4 pilares do ministério de Jesus na Terra:

Salvação

Isaías 53:5

Cura

Mateus 8:17

Espírito Santo

Atos 1:5,8

Voltará

1 Tessalonicenses 4:16,17

QUATRO EVANGELHOS DO NOVO TESTAMENTO

Jesus como o Rei que há de vir

Mateus

Este livro foi escrito para os hebreus, povo que esperava pela promessa de que o Messias viria para reinar eternamente. Por esse motivo, Mateus apresenta Jesus como o Rei que há de vir para buscar a Sua igreja.
Jesus como servo

Marcos

Este livro foi escrito para os romanos, povo patriota que se orgulhava do próprio poderio militar e de servir aos seus superiores. Assim, Marcos apresenta Jesus como servo diante de Deus para tomar sobre si as nossas dores.
Jesus como filho de homem

Lucas

Este livro foi escrito para os gregos, povo cujo ideal era alcançar a perfeição humana. Por isso, Lucas apresenta Jesus como filho de homem, homem perfeito de corpo, alma e espírito, que veio para buscar o que se havia perdido.
Jesus como o filho do Deus

João

Este livro foi escrito para todos os cristãos e apresenta Jesus como o filho do Deus Altíssimo, como o único que pode batizar com o Espírito Santo.

Hino

A música e a letra do Hino Quadrangular são de autoria da fundadora da igreja, Aimée Semple McPherson. A tradução da letra foi feita por um dos pastores do início da obra no Brasil. A história do Hino conta com duas curiosidades: Ele foi publicado em 1955, só a partir da quarta edição do hinário oficial da Cruzada Nacional de Evangelização, departamento da IEQ entre os anos de 1952 e 1954. Na primeira tradução, constava a palavra “tendas” na segunda estrofe do hino. Recentemente, a palavra “tendas” foi substituída por “templos”.

  • Verso 01

    Eia, salvos, avançai
    Nada de temer
    Vamos firmes batalhar
    Prontos pra vencer
    Vai conosco, ó General
    Nosso bom Jesus
    Ele nos dará vitória pela cruz

  • Refrão

    Avante, pois, e sem parar
    O Evangelho anunciar
    O Evangelho Quadrangular
    De Deus o nosso eterno Pai
    Pois Cristo salva, o pecador
    Para que seja um bom cristão
    Cura, também, a sua dor
    Qualquer doença e aflição
    Com Seu poder quer batizar
    Do céu virá pra nos levar
    E com Ele nós havemos sempre de reinar

  • Verso 02

    Vamos templos levantar
    Por todo o Brasil
    A pregar sem descansar
    Nosso Rei gentil
    Vamos missionários ser
    Todos, todos nós
    Transmitindo com prazer de Deus à vos

A Bandeira

Missão

A Igreja do Evangelho Quadrangular existe para glorificar a Deus e promover o crescimento do Seu reino. O mandamento de Jesus Cristo é levar o evangelho e fazer discípulos em todas as nações (Marcos 16:15; Mateus 28:19). Conseqüentemente, nós estamos “dedicados à causa do evangelismo interdenominacional e mundial”*. Estas palavras expressam o nosso espírito e o nosso foco.

O chamado Quadrangular é pregar Jesus Cristo, o filho de Deus, como o Salvador, o Batizador com o Espírito Santo, o Médico dos Médicos e o Rei que há de vir. Como atribuição, temos: desenvolver igrejas saudáveis, que venham crescer, plantar igrejas ao redor do mundo conduzidas por servos de Cristo. Certamente, as igrejas que se desenvolverem desse modo reproduzirão cada vez mais; e isso é que fará com que o evangelho seja propagado àqueles que ainda não ouviram ou não aceitaram a mensagem do filho de Deus.

( * ) A declaração está na pedra angular do Angelus Temple, a primeira igreja Quadrangular, inaugurada em 1 de janeiro de 1923.


ESTRATÉGIA

A estratégia da Quadrangular é seguir o padrão de desenvolvimento da igreja encontrado no Novo Testamento. O Espírito Santo conduziu a igreja primitiva neste desenvolvimento. Esse padrão tem quatro estágios, que nos ajudam a compreender em que fase estamos no processo do desenvolvimento e qual é o nosso próximo passo. Cada estágio tem sua diferença, mas todos eles se conectam.
  • Estágio 1

    A fase inicial da igreja está no momento em que os servos de Deus trouxerem almas a uma nova assembléia local implantada. O objetivo é fazer com que os novos discípulos sejam ensinados, consolidados e evangelizem outros a fim de se multiplicarem. A igreja em Tessalônica, Grécia, começou desta maneira.

    Atos 17:1-9; 1 Tessalonicenses 1:1-10

    Estágio 1: Embrionário
  • Estágio 2

    A igreja cresce mais forte quando os obreiros transmitem o ensino prático ao cristão e treinam líderes. O objetivo é formar líderes que se multipliquem e sirvam suas famílias e a congregação local. A igreja na Ilha de Creta amadureceu desta maneira.

    Tito 1-3.

    Estágio 2: Estabelecimento/Formação
  • Estágio 3

    A igreja em uma determinada nação se organiza para governar e apoiar seus “braços” de modo a evangelizar, sensível às necessidades das culturas regionais, com o objetivo de multiplicar as assembléias locais e implantar novas igrejas. Juntas, todas essas igrejas se transformam em um movimento nacional para alcançar o país inteiro. A igreja em Éfeso, Turquia, se desenvolveu e multiplicou desta maneira.

    Atos 19-20

    Estágio 3: Autoridade/Submissão
  • Estágio 4

    A igreja em uma determinada nação, já organizada, amplia os horizontes para outras nações e povos de outras culturas e línguas. O objetivo é enviar obreiros em missões no exterior para expandir o reino de Deus em países onde o evangelho de Cristo tem pouca expressão ou é reprimido. Na obediência ao Espírito Santo, a igreja de Antioquia, Síria, tornou-se tal igreja quando Paulo e Barnabé foram para lá enviados.

    Atos 13:1-4

    Estágio 4: Enviar
Cada igreja prega o evangelho dentro de uma esfera de influência crescente, enquanto se movimenta pelos quatro estágios. E virá o dia em que “este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mateus 24:14). O espírito da Igreja do Evangelho Quadrangular é amar a unidade. Essa atitude permite criar e solidificar relacionamentos, como manda o Novo Testamento. Agindo assim, nós cumprimos o mandamento de nosso Senhor Jesus Cristo, glorificamos a Deus e avançamos no Seu reino.
IEQ Parque Industrial

Siga-nos